INFLUÊNCIA DO ENSINO REMOTO NO APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE PRÓTESE FIXA LABORATORIAL, NO CURSO DE ODONTOLOGIA
Resumo
Devido a pandemia da COVID-19 que se instaurou esse ano, a rotina no ensino das escolas e universidades mudou. O que antes era feito presencialmente em sala de aula, passou a acontecer em ambientes virtuais. O ensino à distância (EAD) se tornou algo mundialmente difundido e praticado. No entanto, dificuldades na sua implementação podem ocorrer. A disciplina de Prótese Fixa Laboratorial, do curso de odontologia tem uma metodologia de ensino teórica-prática, tendo o conteúdo teórico sido ministrado de forma remota. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa entre os alunos matriculados na disciplina de Prótese Fixa Laboratorial do semestre de 2020.1 para saber de que forma o ensino remoto influenciou no aprendizado do conteúdo da disciplina. Para isso, um questionário foi feito no google forms e solicitado aos alunos que respondessem. De acordo com os dados obtidos, 86,4% dos alunos relataram que o EAD influenciou positivamente no aprendizado e que o mesmo facilitou a compreensão do conteúdo, tendo como uma das vantagens destacadas, pelos alunos, a possibilidade de rever a aula mais de uma vez ou, até mesmo, assisti-la pausadamente. Por outro lado, a maioria dos alunos relatou certa dificuldade em manter o foco durante a aula, assim também como uma menor interação aluno-professor. A grande maioria dos alunos julgou positiva a continuidade do EAD na disciplina. Dessa forma, concluímos que o EAD tem se mostrado um bom aliado no ensino de conteúdos teóricos sendo também necessários aperfeiçoamentos para que haja um melhor aproveitamento e absorção dos conteúdos ministrados.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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