INFORMATIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE GEOTÉCNICA E PROSPECÇÃO (LAGETEC)

Autores

  • Josefa Deidyane Alves Pinheiro
  • Igor Moreira da Silva
  • Carla Beatriz Costa de Araújo
  • Cesar Ulisses Vieira Verissimo

Resumo

O Laboratório de Geotécnica e Prospecção (LAGETEC) foi fundado em 1995 e desde então, realiza ensaios de caraterização de solos e estudos geotécnicos, tanto para o público externo, como para as aulas práticas da disciplina CG-430 - Geotécnica, contribuindo na melhoria da qualidade do aprendizado e assimilação de informações por parte dos alunos. Com o intuito de aperfeiçoar e melhorar o design e a experiência dos usuários que acessam o website do LAGETEC, foram realizadas diversas melhorias durante o período de monitoria. Além da atualização de dados e informações, foram criados uma biblioteca própria e um sistema de armazenamento de documentos. A manutenção no website http://www.lagetec.ufc.br/ contou com algumas atualizações e revisões, ainda em andamento, corrigindo erros causados pela plataforma Wordpress e realizando aprimoramentos tais como: criação da aba sobre o LAGETEC, organização dos nomes da equipe do laboratório, organização das pesquisas de doutorado, mestrado, monografias, artigos em revistas, anais de congresso, simpósios e dos encontros universitários, atualização dos ícones e layout da página. No que se refere a biblioteca, foram catalogados através de um sistema de tabelas e formulários, livros e revistas doados pelos professores da disciplina. Para tal, foi criada em planilha Excel uma lista contendo informações básicas tais como: título, autor, volume, edição, ano de publicação, etc. Referida planilha permite o controle de disponibilidade e empréstimo além de conter o número de volumes disponíveis para cada item (revista ou livro). A solicitação de empréstimo é feita via Google Formulários e o armazenamento digital através da plataforma Google Drive, com o objetivo de manter os documentos armazenados em nuvem para futuras consultas dos monitores e docentes do LAGETEC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência