INOVAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA ANIMAL

Autores

  • Isabelle Maria Santos Peixe
  • Ivina Rocha Brito
  • Ana de Fátima Fontenele Urano Carvalho
  • Thalles Barbosa Grangeiro

Resumo

A aplicação de inovações metodológicas em sala de aula ganha destaque no cenário educacional, especialmente durante a pandemia de Covid-19, na qual o ensino tradicional sofreu modificações com o intuito de se adaptar a um plano de ensino remoto emergencial. Diante disso, a escolha de métodos que se diferenciem do modelo convencional de ensino e que permitam aos alunos serem protagonistas no desenvolvimento de forma autônoma do aprendizado, assumiu uma maior importância. Nesse contexto, a construção de mapas mentais são aliados, devido ao seu caráter pessoal e abrangente, gerando a memorização do conhecimento de forma dinâmica. O objetivo deste trabalho foi a criação de dois mapas mentais e a posterior aplicação de um teste, visando mensurar a eficiência do estudo e da construção dos mapas mentais sobre os assuntos Respiração e Transporte de gases no sangue, sendo ambos utilizados como metodologia avaliativa na disciplina de Fisiologia Animal Comparada, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. Primeiramente, as aulas foram ministradas e disponibilizou-se a literatura básica. Em seguida, os alunos foram orientados quanto à construção dos mapas mentais e estipulou-se o prazo de uma semana para a sua elaboração. Após a entrega dos mapas, esses foram submetidos a um teste de até 3 horas de duração por meio da plataforma Google Forms, o qual consistiu de dez questões, sendo estas, abertas, objetivas e de múltipla escolha, abordando o conteúdo desenvolvido nos mapas. Ao analisar os mapas, verificou-se que estes estavam bastante desenvolvidos, demonstrando o empenho dos alunos em sua elaboração. A eficácia do estudo para o desenvolvimento dos mapas foi refletida nos bons resultados obtidos no teste aplicado, sugerindo que os mapas mentais são excelentes ferramentas de aprendizado. Em síntese, os alunos desenvolveram as atividades pretendidas, a partir da expressão de conhecimentos sobre a área de Fisiologia Animal Comparada.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência