INTERNET COMO FERRAMENTA PARA DIVULGAÇÃO DE TEMAS ATUAIS E IMPACTANTES DA MICROBIOLOGIA ENTRE A POPULAÇÃO LEIGA

Autores

  • JoÃo VÍtor da Silva De Menezes
  • Gabrielly Alice Lima Ribeiro
  • Emanuel Portela de Mesquita
  • Suzana Claudia Silveira Martins

Resumo

Introdução: A ciência e a tecnologia são indubitavelmente de grande importância para a sociedade e seu avanço. Entre as áreas das ciências que se destacaram nesse tempo de pandemia está a microbiologia, uma vez que o agente causador é um vírus, de fácil propagação e elevada letalidade. Assim, a divulgação para a população de medidas preventivas para evitar a disseminação do COVID- 19, tem sido o foco do governo em todos os níveis. Por falta de conhecimentos, essa campanha não tem contado com o apoio integral da população, mostrando que esclarecimentos sobre o vírus e medidas de contenção são fundamentais para o melhor controle desse organismo. Tendo em vista que o tópico estudo dos vírus fazem parte da disciplina Microbiologia Básica, esse trabalho teve como objetivo usar a internet através do instagram como ferramenta para a divulgação de noções básicas da microbiologia com ênfase no Covid-19 e as medidas de controle. Objetivo: Testar o instagram, utilizando meus seguidores como público-alvo ,para divulgação de noções básicas de microbiologia com destaque para o vírus covid-19 e as medidas para sua contenção. Metodologia: As informações foram apresentadas no instagram em formato de slides, exemplificando com imagens reais. Enquete nos stories foi a abordagem utilizada para questionar o público-alvo e também para medir o conhecimento do mesmo. Resultados:A análise das informações repassadas e o feedback foi considerado positivo em relação ao aprendizado do público-alvo. Conclusão: A divulgação científica em meios de fácil exposição na internet é importante para informar a população leiga sobre o que está sendo estudado no âmbito científico, contribuindo para um maior aprendizado e melhor compreensão da ciência.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência