JANELAS POÉTICAS: PROPOSIÇÕES DE DANÇA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO.

Autores

  • Jose Danilo Rodrigues Campos Neto
  • Thais Goncalves Rodrigues da Silva

Resumo

Ao longo do ano de 2020, em que decorreu a Pandemia do Coronavírus/Covid-19, os integrantes do Projeto Respiração e(m) movimento elaboraram estratégias de experimentação corporal para que fosse possível investigar, nos espaços de nossas casas, modos de pensar e fazer dança. Um dos elementos destacados nesta investigação foi a janela. Durante reuniões virtuais, ocorridas desde abril, refletimos sobre diversos significados e evocações surgidos a partir dessa fresta que interliga a casa com o mundo: o que a janela representa no cotidiano? Como se dá a relação com quem está em isolamento social? O que evoca no corpo como possibilidades de dança? Tais questionamentos fizeram parte da pesquisa de movimento junto a algumas leituras. Entre elas, a dissertação da artista e docente Patrícia Leal, intitulada “As relações entre a respiração e o movimento expressivo no trabalho de chão da técnica de Martha Graham”, na qual há estudos de que a técnica da artista estadunidense tem como fundamento a respiração, através da relação entre contraction and release (contração e relaxamento). Outra leitura foi da tese da Profa. Dra. Thaís Gonçalves, orientadora deste projeto, “Sensorialidades antropofágicas: saberes do sul na dança contemporânea”, na qual há um trecho dedicado à pesquisa do ator Gustavo Sol e seus conceitos de “estado de presença poética”, “brilho” e “desistência”, investigados por nós a partir das alterações fisiológicas do corpo por meio de modulações da respiração. As proposições postas em prática foram registradas em vídeos, discutidos a posteriori, e também fizemos relatos escritos nos diários de bordos registrando nossas percepções. Com os conhecimentos produzidos acerca da dança, apesar da crise sanitária de escala mundial, vemos como viável, a partir de nossas experiências, a elaboração de um material referencial com proposições de investigação corporal/em dança em tempos de ensino remoto que aponta possíveis caminhos para a pesquisa e criação em dança.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência