JOGO INTERATIVO TOPOQUIZ
Resumo
Visando uma aprendizagem interativa com os alunos, o jogo TOPOQUIZ começou a ser desenvolvido. Inicialmente pensado como um jogo de cartas, contendo vários níveis de dificuldades, sendo a última, a de montar o equipamento em um determinado tempo. Entretanto, devido a crise epidemiológica de COVID – 19, viu -se a necessidade de modificar e adaptar o mesmo para a nova realidade didática. dessa forma, começamos a desenvolver um jogo capaz de analisar o nível de aprendizagem dos alunos da disciplina de topografia, da turma 2020.01 ministrada pela professora Arielle Arantes, do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC. O jogo TOPOQUIZ foi desenvolvido com o objetivo de diagnosticar a qualidade do aprendizado dos alunos sobre diversos assuntos abordados no decorrer da disciplina por meio de um quiz interativo em uma plataforma virtual. Sob essa perspectiva, adotamos como metodologia uma espécie de quiz injetando na plataforma virtual CDF, que por sua vez, nos permitiu separar o quis em duas parte, sendo a primeira voltada à conhecimentos técnicos e a segunda voltada à conhecimentos calculisticos. Dessa forma, as perguntas contidas no jogo possuem 2 níveis de dificuldade, a fácil e moderada e assim, a medida que os discentes respondiam cada questão, uma pontuação era atribuída ao mesmo, a fim de facilitar a análise ao final do jogo. E assim, foram resultados desse projeto: 1. Uma análise da qualidade e o nível de aprendizagem dos alunos da turma de topografia, ministrada com a professora Arielle . 2. Diagnóstico sobre como os alunos reagem a forma de aprendizagem interativa. Constatou se ao final, por meio da aplicação de um questionário, que 89% dos jogadores, gostariam de mais momentos interativos como o TOPOQUIZ, pois ele ajudou tanto na fixação de novos conteúdos, como também a relembrar conteúdos passados, ajudando assim a aumentar a qualidade do aprendizado dos alunos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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