JUSTIÇA SOCIAL E (IN)EQUIDADE DE (GÊNERO, ETNIA, CLASSE SOCIAL) PARA GRADUANDOS(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Brena Dias Bruno
  • Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venancio

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência, realizado durante programa de Iniciação à Docência (PID), durante a monitoria de didática, nas disciplinas de ensino da educação física na educação infantil e estágios supervisionados, visando realizar uma aproximação dos conteúdos e proposições apresentadas com as temáticas abordadas por cada monitor(a) durante as aulas síncronas. O tema central é a justiça social, entretanto ele perpassa por diversas camadas e compreensões. De termos, historicidade, opressões, pluralidades de grupos de lutas e a busca de caminhos para alcançar uma maior equidade de direitos historicamente negados a grupos desfavorecidos. Compreendendo o papel do Estado, como instituição com dever de diminuir desigualdades através de políticas públicas, é apresentado também a necessidade de engajamento nas diversas lutas sociais que são necessárias comprometimento de todas(os). Debatendo assim conceitos, como a relação de poder (FOUCAULT 1999) e questões discutidas por algumas autoras feministas, como (BUTLER, 2016; DAVIS, 1987; Louro 2018) discorrendo sobre interseccionalidade, sociedade binária, igualdade, diferença e identidade, em uma perspectiva pós-estruturalista. Sendo possível atrelar exemplos de conhecimento das(os) alunas(os) nos conceitos apresentados de gênero, etnia, classe social, religião etc. Através da temática geral, foi possível realizar algumas discussões e conexões entre as proposições sistêmica, revolucionária e a necessidade de abordar conteúdos e temáticas de forma crítica e que compreenda a realidade da turma, entendendo a diversidade de sujeitos sem classificá-los(as) como não-idênticos ou iguais, mas como equivalentes, evitando a hierarquização de opressões e assim participando e se envolvendo nas lutas em busca da justiça social.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência