LABORATÓRIO DE LETRAMENTOS E ESCRITA ACADÊMICA: SISTEMAS DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM PARA A MIGRAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO REMOTO

Autores

  • Joao Batista da Silva Junior
  • Claryne Gomes Monteiro
  • Julio Cesar Rosa de Araujo

Resumo

Apresenta-se um estudo acerca da continuação com a experiência de iniciação à docência do Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (LEA), o qual assessora pedagogicamente os estudantes matriculados na disciplina de Leitura e Produção Acadêmica (LPTA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Esse prosseguimento ocorreu em um contexto atípico causado pela pandemia de Covid-19; o ensino, antes presencial, migrou para a modalidade remota com atividades síncronas e assíncronas a fim de não prejudicar os estudantes. Para o recorte aqui apresentado, o objetivo consistiu em analisar o uso de Sistemas de Gestão da Aprendizagem (LMS) pelo LEA para a migração do ensino remoto da disciplina, outrora presencial, LPTA, a partir de sua potencialidade pedagógica e usabilidade. O referido objetivo se fundamenta nas proposições de Janossy (2008) sobre o seu modelo de avaliação sobre o uso de LMS. Além disso, esta pesquisa é qualitativa e do tipo estudo de caso, pois corresponde a análise de um contexto de aprendizado específico, composto por discentes, tutores ainda graduandos e professores, todos em um movimento de adaptação a uma nova modalidade de ensino. Os dados do estudo são um dos produtos da atividade mediadora dos bolsistas do LEA, portanto, correspondem às pastas e páginas das aplicações organizadas e descritas pelos tutores para os participantes da disciplina. Ademais, os resultados demonstraram a relevância da gestão dos bolsistas e que o pacote de aplicativos corresponde a um LMS com grande potencial pedagógico e usabilidade ágil para o ensino de disciplinas da graduação. Desse modo, evidenciou-se o papel expressivo do Projeto LEA e sua prática docente ofertada pelo Programa de Iniciação à Docência (PID) para o avanço das discussões sobre o uso de tecnologias no ensino superior dentro de um contexto adverso aos estudantes, principalmente, à medida em que suas ações puderam atenuá-lo de forma a contribuir com o rendimento e a permanência discente na universidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência