LEITURAS DIGITAIS E AMBIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, POR VIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Autores

  • Karytia Nayara GonÇalves da Silveira
  • Ana Rute Alves da Silva
  • Francisco Ari de Andrade

Resumo

O presente trabalho retrata a intervenção do projeto de monitoria, que se propôs a contribuir para o andamento da disciplina auxiliando o professor-orientador e os alunos, na disciplina de História da Educação e Pedagogia do primeiro semestre do curso de Pedagogia noturno. Durante o processo vigente do programa, trabalhamos com momentos para sanar dúvidas, acompanhamento de frequência, permanência nas aulas, acesso as plataformas digitais de comunicação e materiais complementares. Buscamos acompanhar e possibilitar melhorias para o processo de ensino e aprendizagem durante o contexto de isolamento social, visando ainda, um apoio para o acesso as aulas e plataformas utilizadas a fim de tornar mais prático e alcançar a todos. Diante disso, a ação da monitoria teve como objetivo ser um auxiliador para êxito e aprovação dentro da modalidade de aulas remotas, promovendo ainda, a interação entre os discentes em momentos síncronos e assíncronos. Foi aplicado um questionário qualiquantitativo como forma de avaliação do projeto no processo de incentivo e conclusão dos participantes da disciplina, em que através dele, conseguimos adquirir as principais visões sobre a importância do Programa de Incentivo à Docência (PID) dentro do contexto atual. Com a atuação do programa, portanto, concluímos que dentro da vicissitude atípica, sua ação foi fundamental não apenas para a conclusão da disciplina, mas para a não desistência do curso.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência