LITERATURA DIGITAL EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE LITERATURA PORTUGUESA II

Autores

  • Marina Silva Pereira Soares
  • Ana Marcia Alves Siqueira

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades realizadas durante a vigência da monitoria da disciplina de Literatura Portuguesa II. Devido a atipicidade do ano de 2020, os trabalhos desenvolvidos com os alunos tiveram que ser realizados por meio virtual. Durante o semestre, os alunos foram incumbidos de realizar uma série de fóruns e portfólios propostos pelo professor da disciplina, na plataforma virtual da UFC. Foram disponibilizados textos, videoaulas e aulas síncronas semanais com o professor para auxílio nas resoluções dos fóruns e portfólios. Com a orientação tanto dos monitores como do professor, os discentes puderam desenvolver o senso crítico em relação à produção literária. Além disso, por meio dos fóruns, foi possível promover uma enorme troca de informações e interação entre os alunos, possibilitando a discussão, o acréscimo de novas informações, a observação e a correção de possíveis erros. Os monitores, por sua vez, faziam pequenos comentários às postagens, orientando os discentes nas discussões levantadas. Apesar do esforço exigido pelas novas demandas do ensino remoto, as atividades realizadas trouxeram bons resultados. Este cenário nos impeliu a enfrentar os grandes desafios que surgiram na educação. Como alunos, tivemos que nos adaptar às novas formas de estudo e interação. Como monitores, pudemos nos desenvolver ainda mais como docentes, aprendendo novas técnicas e metodologias de um ensino totalmente remoto. Adquirimos um conhecimento mais profundo da docência e das inúmeras adaptações que somos capazes de fazer. Ademais, tivemos muito o que acrescentar ao nosso conhecimento conteudístico da disciplina, bem como acrescemos um enorme ganho de experiência, sendo a permanência do PID de fundamental importância. O programa proporciona tanto para os alunos, quanto para os professores e para a universidade um meio para que nos tornemos profissionais de qualidade e devolvamos tudo o que foi adquirido para a sociedade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência