LIVRO DE RECEITAS: A CONSTRUÇÃO DE UMA CULINÁRIA IMUNOLÓGICA

Autores

  • Joaquim Cesar do Nascimento Sousa Junior
  • Joanna de Freitas Rocha
  • Erika Freitas Mota

Resumo

Com a emergência da pandemia de Covid-19, uma medida alternativa para aqueles que prosseguiram com as atividades letivas foi a adoção do ensino remoto emergencial. Para a disciplina de Imunologia, optou-se pelo uso do SOLAR como ambiente virtual de aprendizagem e foram feitas atividades síncronas como webconferências e assíncronas com os fóruns que serviram como ambiente de interação e contextualização, bem como promover a livre expressão dos alunos. Nesse contexto, foi solicitado em um dos fóruns que os discentes compartilhassem receitas culinárias, mas relacionando os ingredientes com os aspectos imunológicos e bioquímicos nutricionais. Nessa atividade, houve participação de 28 alunos que compartilharam uma receita, relacionando o prato sugerido com aspectos nutricionais e imunológicos. Estas foram posteriormente corrigidas e compiladas em um só arquivo intitulado Livro de receitas. O documento conta com um sumário, dividido em tópicos e em ordem alfabética, seguido da apresentação de cada prato e ao final do documento, um tópico de referências organizadas por ordem alfabética. Individualmente, cada receita contém um título e seções divididas em: “ingredientes”, “modo de preparo” e “observações imunológicas” e ao final de cada receita, a referência indicada pelo aluno-autor. O livro de receitas possibilitou a contextualização da imunologia com a bioquímica alimentar e nutrição, relacionando costumes regionais e conhecimentos sobre os variados micronutrientes, vitaminas, lipídeos, proteínas e carboidratos com o sistema imune. Destaca-se que o uso de diferentes gêneros textuais auxilia na aprendizagem significativa e facilita a contextualização de forma interdisciplinar. Observou-se a diversidade de pratos sugeridos, dentre os quais 39,2% vegetarianos. O livro de receitas elaborado pela turma de 2020.1 tem 53 páginas e foi disponibilizado para toda turma via SOLAR e poderá ser usado como ferramenta de contextualização e aprendizagem em outros semestres.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência