LONTANI, MA NON TROPPO: MONITORIA DE LÍNGUA E CULTURA ITALIANA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Jose Juliano Moreira dos Santos
  • Fernanda Suely Muller

Resumo

O ano de 2020 foi um período atípico para todos, devido à pandemia de Covid 19 que ainda nos aflige. Tivemos que ressignificar nossa força laboral pois, todos que não trabalhavam diretamente com atividades essenciais, tiveram suas ocupações interrompidas e/ou alteradas. Na universidade, não foi diferente. Compelidos ao trabalho remoto desde março de 2020, tivemos que acompanhar as exigências impostas pelo novo cenário e adaptar as atividades da Monitoria na modalidade on-line. O projeto de Monitoria "Língua e Cultura Italiana: I a IV", sob a orientação da Profa. Dra. Fernanda Suely Muller (DLE-CH), tem como escopo fundamental o de fomentar a aprendizagem da língua e cultura italianas no intuito de dirimir dúvidas e contribuir para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos. Impedidos de realizar os encontros presenciais, com o isolamento social, tivemos que reformular a dinâmica das aulas. Desde a vigência da pandemia, a língua e cultura italianas estiveram presentes em nossas iniciativas, que giraram em dois eixos: ser um "ponto de apoio" de acolhida virtual para os colegas e, em um segundo momento, na ocasião da retomada do semestre letivo, ser um suporte efetivo para diminuir a sensação de "deslocamento" e "falta de concentração" decorrente das aulas on-line. Assim sendo, nossas ações foram realizadas por meio de plataformas digitais (como o Google Meet, que foi utilizado em nossos encontros em grupo), e o Whatsapp, que foi utilizado para os encontros individuais. Como exemplos interessantes dos encontros realizados, sublinhamos aqueles nos quais abordamos aspectos culturais como, “La Cucina Povera” e algumas curiosidades sobre a “Cappella Sistina”, além de um panorama de outras manifestações hodiernas significativas no bel paese, especialmente no cenário musical. Apesar de ser ainda um trabalho em andamento, podemos avaliar como bastante positiva as nossas ações online e remotas, visto a participação massiva dos alunos em uma atividade que não é obrigatória.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência