LUGAR DE FALA E ESCUTA SENSÍVEL COMO SABERES NECESSÁRIOS PARA LICENCIANDOS/AS EM EDUCAÇÃO FISICA

Autores

  • Breno Jose Mascarenhas Sa de Flor
  • Iury Crislano de Castro Silva
  • Luciana Venancio
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência que ocorreu no Programa de Iniciação à Docência (PID) da Universidade Federal do Ceará (UFC), nos cursos verspertino e noturno de Licenciatura em Educação Física, em três disciplinas obrigatórias e dois estágios distribuídos em oito diferentes turmas. Foi desenvolvida uma temática durante as aulas de extrema relevância social e acadêmica para os/as licenciandos/as. O objetivo do trabalho configura-se em compartilhar as experiências vivenciadas no programa, de modo a colaborar com a formação de professores/as de educação física. Percurso Metodológico: As ações do PID contemplaram o primeiro semestre letivo de 2020, durante a pandemia da covid-19, exigindo do professor e da professora responsáveis pelas disciplinas ações planejadas que possibilitassem uma maior adesão dos/as estudantes ao ensino remoto, bem como as competências básicas esperadas dos/as alunos/as para essas disciplinas. A roupagem daquele semestre foi adaptada em atividades síncronas e assíncronas. Dentre os assuntos problematizados nos encontros, uma das temáticas viabilizadas contemplou o diálogo sobre lugar de fala e escuta sensível como saberes necessários à docência. Partindo de um olhar crítico e reflexivo acerca das competências da educação física para os processos de ensino e de aprendizagem na escolarização, existem conhecimentos necessários para a formação de sujeitos (auto)críticos sobre as peculiaridades que lhes permeiam cotidianamente. Esses conhecimentos foram estimulados nas ações do PID, tornando-se objeto de pesquisa deste trabalho. Conclusão: Entendemos e acreditamos na relevância desses conceitos a serem desenvolvidos nos ambientes acadêmicos, mesmo sob uma condição adversa de trabalho docente remoto, e, cotidianamente, buscamos tornar cada vez mais comuns os espaços onde essas características sejam estimuladas no âmbito escolar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência