MACROECONOMIA: TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Antonio Victor Oliveira Felix
  • Inez Silvia Batista Castro

Resumo

Macroeconomia I é disciplina obrigatória e pré-requisito para os quatro semestres seguintes, portanto, parte da espinha dorsal do Curso de Ciências Econômicas. Em 2020.1, 75% do conteúdo desta disciplina foi ministrado em aulas remotas, com reuniões via Google Meet. Considerando as dificuldades envolvidas para a aprendizagem neste novo formato de ensino é que foi desenvolvido este projeto. O projeto PID objetivou avaliar, dentre as atividades desenvolvidas pelo bolsista e docente, quais delas tiveram melhor aceitação pelo corpo discente. O bolsista auxiliou o docente por meio de monitorias remotas quer resolvendo listas avaliativas quer tirando dúvidas por diferentes canais de comunicação: WhatsApp, E-mail e Vídeos Explicativos. As listas apresentavam incentivos a participação do corpo discente, com bônus na nota para aqueles(as) que apresentassem 75% de acertos. No tocante à docente houve três formatos de aula: podcasts com prévia inserção de slides no SIGAA, aulas de Google Meet teóricas e aulas de exercícios também em Google Meet. Desta forma, desenvolveu-se questionário a ser aplicado na turma de 2020.1, via e-mail, para que estes possam informar as melhores metodologias de ensino/aprendizagem para esta disciplina. Os formulários serão enviados em janeiro/2021 e, no mesmo mês, tabulados e analisados. Espera-se que, com os resultados obtidos, possam ser aprimoradas as técnicas de ensino/aprendizagem da disciplina em aulas remotas em 2020.2. A conclusão aguardada é a utilização de diferentes métodos avaliativos e de ensino que levem à uma maior participação dos(as) alunos(a) à disciplina. Desta maneira, reforça-se a ideia de que aulas remotas não significam que os alunos sejam prejudicados academicamente, a troca dos métodos é uma adaptação das aulas presenciais às aulas remotas para que possamos superar a pandemia do COVID - 19 no meio acadêmico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência