MAPA CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DENTÁRIOS

Autores

  • Susana Joice Mendes Maia
  • Regina Glaucia Lucena Aguiar Ferreira
  • Juliano Sartori Mendonça
  • Letícia Andrade de Freitas
  • Fernanda Carvalho
  • Vanara Florencio Passos

Resumo

O Mapa Conceitual (MC) fornece um esquema que apresenta conceitos de forma hierarquizada e com relações significativas, organizando o conhecimento, de forma individual ou coletiva. Essa ferramenta foi utilizada na disciplina de Materiais Dentários (MD), objetivando melhorar a capacidade reflexiva dos alunos por meio da aprendizagem significativa. O objetivo do trabalho foi avaliar a implementação dessa nova metodologia na disciplina de Materiais Dentários como uma estratégia de aprendizagem, a partir da perspectiva dos estudantes. Após a apresentação da aula e designação da atividade de confecção do MC, foi fornecido via Classroom, material de apoio para a realização da mesma. No final do semestre, um questionário de 8 perguntas, elaborado na plataforma Google Formulários, foi disponibilizado aos alunos matriculados na disciplina. Entre os 20 estudantes que responderam ao questionário, foi possível verificar que 95% dos alunos já conheciam e haviam utilizado da ferramenta. Em grande parte, foram julgadas suficientes as orientações fornecidas, com 40% relatando dificuldade durante a elaboração. Todos os alunos concordaram que o MC auxiliou na compreensão do conteúdo, mesmo que parcialmente. Diante a percepção dos estudantes foi salientado que o MC ajuda em atividades de raciocínio e a relacionar conceitos, configurando-se como um método positivo, prático e proveitoso. Nessa perspectiva, a utilização de MC na disciplina mostrou-se importante e inovador na construção da aprendizagem, podendo ser utilizado como método avaliativo. No entanto, as instruções para confecção do mesmo podem ser melhoradas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência