MATERIAL DE COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA MINERALOGIA ÓPTICA NO CURSO DE GEOLOGIA

Autores

  • Italy Christie Silveira Tavares
  • Daniel Chavez Almeida
  • Alina de Oliveira Cunha
  • Irani Clezar Mattos
  • Haroldo Monteiro Lima

Resumo

A mineralogia óptica é a área da geologia que se utiliza de microscópio petrográfico para identificação dos minerais em lâmina delgada ou polida. Essa disciplina aborda conceitos fundamentais de óptica aplicada a estudos de espécies minerais. Na literatura portuguesa, poucas são as referências didáticas utilizadas para aprendizado e fixação do conteúdo dessa disciplina. As melhores referências bibliográficas limitam-se a livros de literatura inglesa e sem acompanhamento de exercícios de fixação. Baseado nisto, surgiu a necessidade de levantar um banco de dados de exercícios afim de otimizar o aprendizado em mineralogia óptica no curso de geologia. Os exercícios teórico-práticos são ferramentas pedagógicas para construção do conhecimento e auxiliam na introdução de novos conceitos. O objetivo desse trabalho foi levantar um material de apoio para revisar conceitos aprendidos em sala de aula. Foram produzidas um total de 70 questões para cinco conteúdos fundamentais apresentados na disciplina: i) natureza física da luz e fenômenos relacionados, ii) polarização da luz, iii) microscópio petrográfico, iv) sistema ortoscópico e v) sistema conoscópico. A formulação das questões ocorreu à medida que os alunos aprofundavam seus conhecimentos focando no conteúdo principal das aulas seguidas pelo cronograma disponibilizado pelo professor, variando entre estilo (objetivas e discursivas) e nível de dificuldade dependendo do seu método de aplicação (provas, estudos dirigidos e listas de exercício). O material pretende, além do objetivo de aplicação da teoria, focar na visualização prática de forma a sistematizar as operações de laboratório, seja por questões voltadas a procedimentos laboratoriais ou pelo uso de imagens reconhecíveis durante as aulas práticas, tornando o uso e visualização através do microscópio familiar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência