MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA NAS PRÁTICAS DE IMUNOLOGIA APLICADA EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.

Autores

  • Liviane Maria Alves Rabelo
  • Lucas Oliveira Lima
  • Lívia Santiago de Paula
  • José Matheus Rodrigues
  • Aparecida Tiemi Nagao Dias

Resumo

A pandemia causada pelo coronavírus revolucionou as formas de ensino em instituições do mundo todo. As aulas e atividades passaram a ser ministradas online e depois de quase 6 meses sem aulas presenciais, a professora responsável pela disciplina de Imunologia Aplicada adotou uma série de medidas de biossegurança para a retomada das aulas práticas. Quarenta e oito alunos foram alocados em 6 turmas de no máximo 8 alunos nas terças, quartas e quintas feiras, dias específicos de aulas práticas, em dois horários diferentes: de 7:15 até às 10:00 e 10:30 até às 12:45. Foram ministradas as aulas de prova qualitativa e semi-quantitativa de VDRL, Tipagem ABO, Rh e D fraco, além dos testes de Coombs direto e indireto. Por iniciativa própria da docente, foram fornecidos Face Shields aos alunos. Estes deveriam estar providos de jaleco, luvas, máscara, touca. Antes de sua entrada no laboratório havia higienização dos sapatos, utilizando-se de tapete com sanitizante e aferição de temperatura (ambos providos pela docente). Antes e após cada aula, era realizada a limpeza de toda as bancadas e equipamentos com álcool a 70%. Álcool gel e álcool a 70% líquido (provido pela Farmácia Escola) eram dispostos sobre cada bancada. As equipes de trabalho eram compostas de no máximo 2 alunos com distância de 1 metro entre eles. Ao final da série de práticas, realizou-se uma enquete com os alunos sobre a biossegurança. Todos responderam, sendo que 95,7% consideraram a biossegurança das aulas práticas ótima e 4,3%, boa. Dois alunos consideraram difícil a visualização no microscópio com o uso do face shield. Não foram relatados casos de infecção pelo coronavírus durante as aulas práticas. Conclui-se, portanto, que as medidas de biossegurança tomadas foram adequadas para garantir a proteção de todos, tendo se apresentado como um modelo eficaz para se continuar garantindo as atividades práticas, etapa considerada fundamental para a formação completa dos profissionais de saúde.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência