METODOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA I NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Thays Freitas de Andrade
  • Rodrigo Maggioni

Resumo

O contexto da pandemia do novo Corona Vírus modificou a vida de todos ao redor do mundo. A vida mudou como um todo e o método de ensino em um momento tão delicado também foi afetado. Desse modo, com todo o ensino sendo reformulado para o meio remoto, todo o apoio à disciplina passou a ser "on-line", o que aumentou bastante a interação "Monitor-Discente". Sendo assim, novas metodologias foram aplicadas, buscando ao máximo não perder o contato com os participantes da disciplina e conseguir concluí-la da melhor forma possível. Logo, houve a criação de um canal informal de comunicação com os alunos da disciplina de Oceanografia Biológica I, onde eram sanadas dúvidas sobre as atividades propostas, este canal tornou-se a principal ferramenta utilizada nesse período de pandemia. Ademais, houve mudança na abordagem da rotina de práticas em laboratório, esta foi diretamente afetada pelas novas condições sanitárias. As lâminas, antes visualizadas em lupas e microscópios, foram substituídas por imagens em apresentações de PowerPoint, ilustrando o conteúdo da disciplina na prática. Além disso, ao decorrer do conteúdo ministrado, foram realizados vídeos com trabalhos apresentados em congressos pela monitora, bem como vídeos tratando a correlação dos organismos planctônicos com a problemática atual do microplástico nos oceanos. Os vídeos foram disponibilizados no YouTube, acompanhados de algumas questões, a fim de somar o conhecimento dos discentes em questão. Por fim, um material chamado “Guia Salva-Vidas” foi criado e disponibilizado, reunindo informações imprescindíveis a quem interessar seguir na área de Planctologia e, dessa forma, funcionar também como uma revisão geral do que foi visto no semestre. Sendo este, acompanhado de um pequeno questionário de fixação. Os resultados se mostraram positivos, uma vez que a participação da turma nos trabalhos foi excelente e as supressões desta disciplina foram baixíssimas, mostrando que novas metodologias fazem-se necessárias.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência