METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO REMOTO: O EMPREGO DO PEERWISE NAS DISCIPLINAS DE MECÂNICA DOS SOLOS NAS ENGENHARIAS

Autores

  • Pedro Ygor Rodrigues Mesquita
  • Mariana Vela Silveira

Resumo

No contexto do isolamento social, em que as aulas são ministradas virtualmente, o envolvimento dos alunos tem se mostrado baixo nas aulas, dada a facilidade de se abster. Tendo isso em vista, são necessárias ferramentas virtuais que incentivem sua participação, como realizado na disciplina de Mecânica dos Solos nas engenharias pela professora orientadora com o uso do PeerWise. Essa é uma plataforma online que permite os alunos criarem questões, além de responder, avaliar e comentar as de outrem, criando, assim, um ambiente de competição saudável por meio de pontuações obtidas pela realização dessas atividades. Dessa forma, este trabalho visa dar um breve relato sobre a adaptação dessa metodologia do primeiro semestre letivo de 2019, presencial, para o primeiro semestre de 2020, virtual, além de comparar o engajamento dos estudantes nos dois períodos. Para o emprego desse recurso, no primeiro dia de ambos semestres, a professora orientadora o apresentou e explicou sua utilização. Foram requisitados dos alunos, semanalmente, a elaboração de 1 questão, a resposta de outras 3 e o comentário em 1 delas. Para incentivar sua utilização, o docente utilizou essas questões em suas avaliações. Contudo, a diferença entre os dois semestres foi quanto à sua bonificação e à sua obrigatoriedade, que, enquanto era optativo em 2019, e os alunos mais assíduos ganharam pontuação extra na média, passou a ser obrigatório em 2020, contando como frequência daquela semana. Com isso, notou-se um crescimento no engajamento dos alunos, em que a quantidade que realizou pelo menos 75% das atividades semanais aumentou em cerca de 5 vezes de um período para o outro, além de todos os estudantes passarem a contribuir com pelo menos 1 das atividades, que, anteriormente, cerca de 13,51% deles não contribuíam. Portanto, ainda que a tendência seja contrária, a partir da mudança da metodologia e dos incentivos concedidos, conseguiu-se obter o envolvimento esperado dos alunos na disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência