METODOLOGIA DE ENSINO REMOTO APLICADA ÀS AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS II

Autores

  • Gabriel da Silva Pinto
  • Daniel Rebouças Jaguaribe
  • Igor Pinheiro Prata
  • George Anderson Caminha Gonçalves
  • Ruth Pâstora Saraiva Leão
  • Raimundo Furtado Sampaio

Resumo

A pandemia COVID-19 trouxe grandes desafios e necessidade de adaptação das práticas Disciplina de Laboratório de Circuitos Elétricos II. Tradicionalmente ministrada no formato presencial, essa disciplina foi adaptada para o formato EAD. O objetivo desse trabalho é apresentar a metodologia de ensino desenvolvida e aplicada nas aulas práticas do Laboratório de Circuitos Elétricos II. A metodologia de ensino proposta envolveu as seguintes etapas: planejamento; adaptação das práticas de laboratório para o formato de ensino remoto; implantação das aulas práticas na plataforma de EAD; desenvolvimento de metodologia de avaliação. Na fase de planejamento, os professores e monitores analisaram diversos softwares de simulação, plataformas de ensino à distância, ferramentas de vídeo conferência e metodologia de ensino e avaliação. Como resultado dessa etapa foi decidido o uso do software de simulação PSIM, versão estudante, e do software de simulação, Open Source, Scilab para desenvolvimento das aulas prática, o uso das plataformas SIGAA e Classroom como repositório do conteúdo das aulas síncronas e assíncronas, o Meet para condução das aulas assíncronas, ferramentas do google para avaliação dos alunos, a composição das equipes e definição da metodologia de avaliação. A partir de então foram desenvolvidas o conteúdo de 10 aulas práticas. Durante as aulas síncronas, professores e monitores apresentaram as instruções necessárias para desenvolvimento das práticas de simulação e publicaram o conteúdo das aulas no Classroom e no SIGAA. Ao final de cada aula, os alunos tinham o compromisso de estudar o conteúdo das aulas síncronas e assíncronas, desenvolver as práticas em equipe de dois e publicar o relatório da prática no Classroom. A seguir os monitores corrigiam o relatório e justificavam as notas para os alunos. Na avaliação dos alunos, monitores e professores, a metodologia proposta mostrou-se satisfatória por apresentar muitos recursos de ensino e aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência