METODOLOGIA DE ENSINO REMOTO EM PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS

Autores

  • Vinicius dos Santos Soares
  • Carlos Estevao Rolim Fernandes

Resumo

Este projeto tem como finalidade analisar a metodologia de ensino remoto adotada na disciplina de Probabilidade e Estatística em turmas de primeiro ano de cursos de Engenharia. A utilização de plataformas online no ensino é uma abordagem pedagógica amplamente utilizada no ensino hibrido e à distância. Os discentes têm acesso a conteúdos interativos, exercícios, videoaulas e games, disponibilizados pelo professor e/ou monitor, nas plataformas, a qualquer momento e em qualquer lugar. Na disciplina de probabilidade e estatística, conteúdos digitais foram disponibilizados através do Youtube e plataforma oficial da UFC, o Solar. As atividades avaliativas, por sua vez, foram realizadas por meio do Socrative, Google Forms e planilha eletrônica. Além disso, o professor ministrou aulas síncronas, na seção de webconferência do Solar. Os monitores, no entanto, realizavam monitorias online semanalmente e acompanhamento por chat diariamente. Neste trabalho será feito uma avaliação da efetividade dessas plataformas no ensino remoto para engenharia. São analisados dados da turma ao final do período, por exemplo: percentual de supressão, percentual de reprovação, nota média e assiduidade. Além disso, é analisada a correlação das monitorias online com o desempenho acadêmico dos alunos. A partir destes indicadores é possível tomar decisões que resultem em melhorias no aprendizado técnico e social na engenharia, entendendo as necessidades dos discentes e transformações do contexto social.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência