METODOLOGIA DE ENSINO REMOTO POR MEIO DE PLATAFORMAS DIGITAIS: DISCIPLINA DE FARMACOGNOSIA I DO CURSO DE FARMÁCIA-UFC

Autores

  • VictÓria Meira Holanda
  • Ketsya Oliveira dos Santos Albuquerque
  • Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal

Resumo

INTRODUÇÃO: A aplicação de recursos tecnológicos foi essencial para o desenvolvimento da disciplina de Farmacognosia I - UFC, em 2020, que se deu de maneira remota em recorrência do cenário mundial provocado pela pandemia da Covid-19. Dentre os desafios enfrentados, podemos incluir a adaptação coletiva ao uso de aparelhos e plataformas digitais, como Google Meet, dentre outras. OBJETIVO: Elaborar e implementar o ensino remoto da disciplina de Farmacognosia I – Curso de Farmácia/UFC e avaliar a eficiência desse no aprendizado acadêmico. METODOLODGIA: Realização de aulas síncronas pela plataforma de videoconferência Google Meet, e aulas assíncronas, com a disponibilização de textos científicos relacionados ao conteúdo teórico da disciplina, sucedido pela aplicação de questionários interativos (QUIZ), através da plataforma digital Google Forms. As atividades complementares, como sessão tira-dúvidas, foram feitas através da plataforma Gmail e aplicativo de mensagem (WhatsApp). A frequência e as avaliações ocorreram com auxílio de Google Forms (questões objetivas e abertas) com feedback imediato e resolução da prova de maneira síncrona. RESULTADOS E DISCUSSÃO: No total foram realizadas seis videoconferências, duas avaliações teóricas, quatro avaliações complementares (QUIZ) e um questionário sobre conteúdo teórico-prático. A frequência média das duas turmas (total matriculados: 48) foi de cerca de 98%. Houve apenas 3 desistências. A média dos resultados nas avaliações progressivas foi de 8,5, e garantiu um alto índice de aprovação na disciplina. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que o ensino à distância foi positivo e muito importante no aprendizado e na continuidade das atividades acadêmicas, visto que os principais fatores, como frequência e desempenho nas avaliações, foram próximos a 100%. Contudo, ainda que o ensino dessa natureza possa compor estratégias pedagógicas, não é capaz de substituir o ensino de substituir o ensino de forma presencial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência