METODOLOGIA DE ESTUDO INTERATIVO ADAPTADA AO ENSINO REMOTO

Autores

  • Felipe Conrado Freitas de Oliveira
  • Marina Aguiar Sousa
  • Tristan Charles Clitandre Rousseau

Resumo

As aulas práticas de Oceanografia Química I e II do curso de Oceanografia consistem em experimentos em laboratório e estudos dirigidos. Os estudos dirigidos são compostos por questões envolvendo situações hipotéticas que se respaldam em conteúdos previamente vistos em aula e visam a aprendizagem por meio de resolução de problemas (Problem based learning). Para tanto, os alunos são inseridos em grupos de 5 ou 6 pessoas para a discussão e posterior fechamento de uma solução para o problema. Este tipo de atividade é relevante para o oceanógrafo, pois incentiva a dinâmica em grupo e estimula o pensamento crítico com problemas passíveis de serem encontrados no exercício da profissão. Os grupos se reúnem habitualmente em volta de grandes mesas redondas na “sala invertida” do labomar. Devido à pandemia, a disciplina de Oceanografia Química I, que é ofertada no primeiro semestre do ano, necessitou ser reorganizada de modo a atender aos alunos em formato virtual. Portanto os estudos dirigidos em grupo não puderam ser realizados, apenas suas questões foram disponibilizadas para resolução individual. Para o planejamento da disciplina de Oceanografia Química II para o semestre 2020.2, foi proposta a ideia de grupos de estudo realizados por chamada de vídeo com o Google Meets, onde a turma da disciplina é dividida em grupos de 5 alunos com uma sala virtual de videoconferência para cada grupo para a discussão e resolução das questões, e os monitores juntamente com o professor revezam entre as salas para auxiliar no debate e tirar dúvidas. Este trabalho relata a adoção desta nova modalidade de estudos dirigidos do ponto de vista dos monitores, do professor e tambem dos alunos para quem é encaminhado um questionário após as aulas para darem um feedback e sugerir possíveis melhorias. Espera-se que este novo tipo de abordagem possa suprir a ideia original para esta atividade e fomentar a interação entre os alunos para este período de ensino virtual.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência