METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O CONHECIMENTO DO NÉCTON MARINHO NA DISCIPLINA OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA IV.
Resumo
Aulas práticas, roteiros, campos e guias de pesquisa são ferramentas de suma importância na aprendizagem de conteúdos que abordam temáticas como o conhecimento de organismos marinhos. Este trabalho relata a presente experiência na monitoria remota da disciplina de Oceanografia Biológica IV, que tem como objetivo, apresentar o nécton marinho e suas relações ecossistêmicas aos estudantes do curso de oceanografia. Devido à pandemia causada pelo vírus COVID-19, a disciplina está sendo ministrada remotamente, o que impactou sua forma de ensino, pois todas as atividades práticas (presenciais) foram canceladas. Dessa forma, houve a necessidade de adequar a metodologia de ensino. Para suprir a necessidade de aulas práticas, o método escolhido foi o de vídeo aula, onde a monitora ministrou aulas mostrando as principais características taxonômicas dos organismos marinhos, a fim de disponibilizar para os alunos da disciplina, bem como para melhorar a assimilação do conteúdo. Além disto, um manual sobre cada grupo de organismo estudados está sendo confeccionado, onde será abordado as principais características sobre o organismo e imagens para sua identificação. A aplicação dessa metodologia de ensino é de suma importância, pois impulsiona os estudantes a desenvolver outras formas de assimilar o conteúdo ministrado no decorrer do ensino à distância. Ao final da disciplina, um questionário será aplicado para avaliar a qualidade dos conteúdos disponibilizados. Ademais, a experiência vivenciada pela monitora influenciou de forma significativa na sua visão de métodos de aprendizagem e de ensino convencionais e alternativos, que terão um impacto positivo ao longo de sua vida acadêmica e profissional.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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