METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS A DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA CLÍNICA

Autores

  • Roberta Gomes de Carvalho
  • Barbara Heleodora Rodrigues Sousa
  • Marta Cristhiany Cunha Pinheiro
  • Francisca Janaína Damasceno Morais
  • Rosângela Lima de Freitas Galvão
  • Fernando Schemelzer de Moraes Bezerra

Resumo

A construção do aprendizado colocando o aluno como protagonista visa à educação como um processo colaborativo baseado na identificação de problemas, formulação de hipóteses e síntese do aprendizado. Nesse projeto utilizou-se a aplicação de ferramentas e atividades que estimularam a proatividade dos alunos, quebrando o padrão de ensino mecânico, fornecendo materiais didáticos complementares como artigos, mídias audiovisuais e questionários com perguntas disparadoras que estimulam a construção do debate e senso crítico sobre os conteúdos e sua introdução na sociedade. O principal objetivo desse projeto foi avaliar a eficácia das ferramentas complementares e do protagonismo estudantil no processo ensino-aprendizagem. As atividades inicialmente programadas para sala de aula foram adaptadas para o formato EAD destacando-se como importante diferencial no aprendizado nesse período de ensino remoto. Os materiais relacionados às parasitoses eram disponibilizados via SIGA-A com abertura de um fórum composto de perguntas disparadoras que estimulava os alunos a identificar o que gerava os problemas em questão, o prazo para as respostas era de 1 semana antes de cada aula teórica do assunto debatido. Na aula síncrona, após a parte teórica, as perguntas do fórum eram discutidas a partir da apresentação das respostas dos alunos, as respostas mais incompletas ou que apresentavam algum erro eram selecionadas para assim fomentar o debate e sintetizar o aprendizado no momento síncrono. Ao final do semestre os alunos avaliaram as metodologias utilizadas através de um questionário, usando uma escala de nota 1 (ruim) a 5 (excelente). Avaliaram como excelente 50%, 45% como muito bom e 5 % como regular a utilização das metodologias e 75% apontaram que as discussões cooperaram para seu desenvolvimento e expansão de senso crítico. Assim, podemos constatar a eficácia do método de colocar o aluno como protagonista na construção de seu aprendizado em um processo colaborativo e orientado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência