METODOLOGIAS DIVERSAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DESENVOLVIMENTO PESSOAL NO CURSO DE MEDICINA
Resumo
O processo de ensino na área da saúde é pautado por aulas expositivas e provas que priorizam o uso da memória do estudante. Diante disso, diversas metodologias têm sido elaboradas visando a implementação de aulas mais dinâmicas e avaliações que estimulem a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Desse modo, a disciplina de Desenvolvimento Pessoal 2 (DP2) apresenta uma gama de processos avaliativos que possibilitam o desenvolvimento de diferentes habilidades dos alunos. Teve-se como objetivo analisar as diversas metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas. A disciplina de DP2 é ministrada no 2º semestre do curso de Medicina da UFC e tem por objetivo principal a aprendizagem da metodologia científica. Para a realização da análise, foi avaliada a ementa da disciplina, a aplicação dos processos avaliativos e o parecer dos alunos. As atividades analisadas foram: desenvolvimento de um artigo científico, síntese criativa e construção do currículo lattes. Dos alunos de DP2 no semestre de 2020.1, sessenta e nove responderam o questionário de opinião acerca de qual metodologia teria sido a mais proveitosa. A atividade que apresentou maior aproveitamento (97,1%) foi a de construção do artigo científico. Ela abrange diversas etapas, que vão desde a divisão da turma em pequenos grupos, escolha do tema de pesquisa, busca de bibliografia, orientações semanais acerca da metodologia escolhida, coleta de dados, construção dos resultados, escrita do artigo e apresentação final. A atividade de síntese criativa (7,3%) proporciona um momento lúdico ao final do semestre, onde os grupos produzem um material artístico acerca de algum tema estudado durante o período. Já a atividade de elaboração do currículo lattes (5,8%), ocorre por meio de orientações sobre a plataforma Lattes, o preenchimento pelo aluno e a publicação do currículo, enfatizando a importância para vida acadêmica. Os alunos aprovaram as atividades utilizadas, principalmente a construção do artigo científico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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