MICROSCÓPIO DIGITAL USB COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA AS PRÁTICAS EM PRINCÍPIOS DE ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA EM MEIO À PANDEMIA.

Autores

  • Joana Nogueira dos Santos De Souza
  • Yago Lourenço de Carvalho
  • Beatriz Zamboti
  • Joana Darc Araújo Mesquita
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

No atípico ano de 2020, com a Pandemia gerada pelo SARS-CoV-2, foi preciso rever a abordagem do conteúdo programático da disciplina Princípios de Entomologia Agrícola, em especial, a parte prática. Essa era realizada em laboratório, onde os discentes podiam manusear e visualizar os insetos através de lupas estereoscópicas e fazer a identificação desses a nível de Ordem e Família com o auxílio de Chaves Analíticas Dicotômicas. Nesse período, buscava-se na internet imagens para exemplificar as estruturas estudadas durante as aulas, que eram ditas pelos discentes como de difícil visualização para quem estava adentrando o mundo dos insetos, iniciando os estudos sobre Morfologia Externa. Mas nem sempre foi possível conseguir as imagens que atendessem satisfatoriamente a necessidade daquele momento. Com a Pandemia e o isolamento social obrigatório, a dificuldade aumentou. Esse trabalho objetivou mostrar um dos recursos utilizado na disciplina acima referida como tentativa de minimizar os danos provocados no ensino-aprendizagem de insetos em 2020. A solução mais viável foi produzir as imagens por meio de um microscópio digital USB com zoom de até 1000x para ilustrar as Chaves de Ordens e Famílias de insetos que eram temas nas Aulas Práticas. Além de produzir fotos, com alta resolução, dos insetos já transfixados, o aparelho permitiu a gravação de vídeos e transmissão ao vivo durante as vídeoaulas. Dada a fragilidade do material usado em laboratório (insetos transfixados e desidratados), a cada aula perdiam-se muitos espécimes pelo manuseio impróprio. O uso desse microscópio foi uma forma de reduzir os prejuízos e a chance de contaminação do material, além de melhorar a eficiência no ensino, ainda em meio a Pandemia, pelo uso individual dele. Foi possível transmitir a informação a todos ao mesmo tempo versus com lupa, os alunos visualizariam um por vez tendo cada um que ajustar o equipamento dada as variações de visão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência