MODELAGEM DE UM TERRENO NO REVIT A PARTIR DE UM ARQUIVO DWG
Resumo
Topografia é a ciência aplicada que tem como objetivo estudar e desenvolver métodos e instrumentos destinados a levantar e processar dados do terreno, a partir dos quais seja possível representar graficamente a realidade física em um documento cartográfico, ou seja, é uma das principais questões a considerar ao iniciar um projeto, e este é um dos pontos que os alunos devem estar atentos. A disciplina de topografia visa à capacidade de operar instrumentos e acessórios topográficos, conhecer métodos de levantamentos planimétrico, altimétrico, e planialtimétrico, obter plantas e perfis com todos os detalhes necessários, e aplicar a topografia a problemas de engenharia, como projeto de estradas, canais, loteamentos etc. Desta forma, um projeto idealizado e bem estruturado deve conter um certo nível de detalhamento para garantir a precisão para que o projeto comece a se estruturar. Atualmente, existem várias formas de tornar esse registo topográfico mais preciso e seguro no mercado, que utilizam dispositivos móveis e inteligentes para auxiliar os alunos no desenvolvimento de projetos. A estrutura de informação utilizada pelo BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) está cada vez mais integrada a esta dinâmica, permitindo um controle mais rígido durante a execução para garantir melhores resultados. O software Revit atua como uma excelente ferramenta neste processo e pode criar modelos BIM de forma mais rápida e fácil. No entanto, como todos sabemos, modelar terrenos complexos é um dos principais problemas enfrentados por diversos estudantes da área. Portanto, considerando os inúmeros problemas enfrentados por esses estudantes ao iniciarem seus projetos de terreno, foi pensado e escrito um manual que apresenta os procedimentos necessários de como criar e modelar terrenos usando arquivos DWG no Revit, com o intuito de solucionar as dúvidas dos alunos ao iniciar um projeto e proporcionar a integração com os dados coletados na disciplina.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.