MONITORIA ACADÊMICA BRASIL III: PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO DE HISTÓRIA
Resumo
A disciplina de História do Brasil III tem como foco de abordagem os processos de instauração da República e a Era Vargas, recorte histórico que vai de 1889 até 1945. Temáticas relacionadas aos projetos políticos republicanos, processo civilizatório, conflitos urbanos, modelos econômicos, movimentos sociais e culturais são abordadas em sua historicidade. O objetivo da monitoria é problematizar a questão nacional como elemento constitutivo da ideia de Brasil moderno na Primeira República e no Estado Varguista, tendo como eixo textos e autores que perscrutam a interface entre cultura e política nos anos em análise. Com isso, a monitoria busca estabelecer ao longo do semestre um acompanhamento sistemático dos alunos, com o objetivo de inserção de todos no processo de ensino e aprendizagem, da mesma forma que os monitores são provocados por ele em seu estágio de prática a docência. Com o contexto no qual a Universidade tem buscado se adaptar às mudanças do sistema de ensino presencial para o remoto (SOLAR), em decorrência da pandemia, foi elaborado um novo plano para a disciplina, buscando adequar as datas para a discussão dos textos, participação nós fóruns e apresentação dos seminários temáticos, validados como critérios de avaliação e frequencia. Para manter o contato mais direto e célere entre monitores e discentes foi criado um grupo no WhatsApp. Como método para os seminários a monitoria desenvolveu um calendário de reuniões marcadas pela plataforma Google Meet, afim de auxiliar na escolha das bibliografias e fontes que fossem acessíveis para os alunos. Também foi proposto para cada equipe a criação de um portifólio com a elaboração de uma ementa estendida contendo introdução, metodologia, desenvolvimento e conclusão, além da bibliografia, dessa maneira, os alunos poderiam apresentar seus trabalhos em forma de podcast, audiovisual ou powerpoint, proporcionando um compartilhamento de conhecimento entre discentes, professor e monitores.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.