MONITORIA ACADÊMICA BRASIL III: PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO DE HISTÓRIA

Autores

  • Antonio Augusto dos Santos Farias Filho
  • Antonio Gilberto Ramos Nogueira

Resumo

A disciplina de História do Brasil III tem como foco de abordagem os processos de instauração da República e a Era Vargas, recorte histórico que vai de 1889 até 1945. Temáticas relacionadas aos projetos políticos republicanos, processo civilizatório, conflitos urbanos, modelos econômicos, movimentos sociais e culturais são abordadas em sua historicidade. O objetivo da monitoria é problematizar a questão nacional como elemento constitutivo da ideia de Brasil moderno na Primeira República e no Estado Varguista, tendo como eixo textos e autores que perscrutam a interface entre cultura e política nos anos em análise. Com isso, a monitoria busca estabelecer ao longo do semestre um acompanhamento sistemático dos alunos, com o objetivo de inserção de todos no processo de ensino e aprendizagem, da mesma forma que os monitores são provocados por ele em seu estágio de prática a docência. Com o contexto no qual a Universidade tem buscado se adaptar às mudanças do sistema de ensino presencial para o remoto (SOLAR), em decorrência da pandemia, foi elaborado um novo plano para a disciplina, buscando adequar as datas para a discussão dos textos, participação nós fóruns e apresentação dos seminários temáticos, validados como critérios de avaliação e frequencia. Para manter o contato mais direto e célere entre monitores e discentes foi criado um grupo no WhatsApp. Como método para os seminários a monitoria desenvolveu um calendário de reuniões marcadas pela plataforma Google Meet, afim de auxiliar na escolha das bibliografias e fontes que fossem acessíveis para os alunos. Também foi proposto para cada equipe a criação de um portifólio com a elaboração de uma ementa estendida contendo introdução, metodologia, desenvolvimento e conclusão, além da bibliografia, dessa maneira, os alunos poderiam apresentar seus trabalhos em forma de podcast, audiovisual ou powerpoint, proporcionando um compartilhamento de conhecimento entre discentes, professor e monitores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência