MONITORIA ACADÊMICA DE UMA DISCIPLINA PRÁTICA NA REALIDADE DO DISTANCIAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: Com o intuito de aprofundar conhecimentos, o programa de iniciação a docência é sabidamente relevante para a comunidade acadêmica. Na disciplina Enfermagem no Cuidar do Adulto em Situações Clínicas e Cirúrgicas as monitorias visam o desenvolvimento do raciocínio clínico somado ao aprimoramento das habilidades manuais, tornando-se o elo entre teoria e prática. Porém, alguns aspectos citados não puderam ser executados em decorrência do distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Objetivo: Descrever a experiência da realização de monitorias de uma disciplina prática durante o distanciamento social. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre as monitorias realizadas no período de agosto a outubro de 2020, com alunos que cursaram a disciplina Enfermagem no Cuidar do Adulto em Situações Clínicas e Cirúrgicas. Resultados: Mediante seu caráter prático, as monitorias antes da pandemia eram realizadas no laboratório de habilidades do departamento de enfermagem, contando com todo o aparato técnico para as simulações práticas dos procedimentos de enfermagem. Diante do impedimento da reunião dos alunos em ambiente acadêmico, com espaço físico e material insuficientes, a utilização do ambiente virtual tornou-se necessária para que os alunos pudessem ter experiências pertinentes à monitoria. Realizou-se discussão de casos clínicos e o esclarecimento das dúvidas, além de ter sido fornecido material de apoio com descrição das habilidades práticas. Apesar da impossibilidade do treinamento dos procedimentos, foi possível haver aproveitamento dos alunos. Conclusão: O distanciamento social mostrou-se um obstáculo importante a ser superado para a realização da prática de iniciação à docência na disciplina e a utilização da internet junto aos recursos disponíveis nesse meio foram ferramentas imprescindíveis, utilizadas na tentativa de minimizar as perdas consequentes da situação.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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