MONITORIA ACADÊMICA EM TEMPOS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS EMERGENCIAIS

Autores

  • Francisco GonÇalves de Sousa Filho
  • Francisca Maurilene do Carmo

Resumo

Com o prolongamento do isolamento social, adotado como medida de prevenção contra o novo Coronavírus, as universidades públicas brasileiras que suspenderam suas atividades presenciais no decorrer de 2020 foram forçadas a adotar formas alternativas de ensino e seguir com o calendário acadêmico. A alternativa prescrita pelas autoridades foi o ensino remoto mediado por tecnologias, entretanto, houve resistência a esse tipo de ensino pela forma improvisada em que foi implantado; as alegativas vão desde a falta de recursos tecnológicos entre professores e alunos até a falta de formação específica para seguir com essa modalidade. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de monitoria acadêmica no contexto das atividades educativas emergenciais, apontando os desafios que precisaram ser superados para a realização das atividades de monitoria na disciplina de Ensino de Ciências no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. A metodologia utilizada foi a observação participativa, uma vez que, foi a partir das experiências vivenciadas e observadas durante as atividades de monitoria que obteve-se os dados para esta pesquisa. Desde o início da pandemia de Covid-19 e com impedimento das atividades presenciais houve uma rápida migração para o ambiente virtual, a internet passou a ser o ambiente em que algumas atividades passaram a ser realizadas. O ensino foi uma dessas atividades que, passou do presencial para o remoto, assim, os professores tiveram que enfrentar novos desafios; da mesma forma os monitores do Programa de Iniciação a Docência (PID) tiveram que seguir o mesmo caminho e procurar adquirir novas habilidades e competências com ferramentas digitais. O resultado foi um aprendizado extracurricular de grande importância no contexto da Pandemia de Covid-19, embora assevere-se que as atividades educativas emergenciais não represente a modalidade ideal para promover educação de qualidade sendo necessário defendê-la intrasigentemente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência