MONITORIA ACADÊMICA HISTÓRIA ANTIGA: PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO DE HISTÓRIA

Autores

  • Amanda Barroso Araujo Luz
  • Meize Regina de Lucena Lucas

Resumo

A disciplina História Antiga tem como foco o estudo da temática da História do mundo antigo. Assim, permeia os temas relacionados à identidade, tradição, mito e memória, a fim de compreender os conceitos de clássico e de antigo. Ademais, existe o enfoque na abordagem sobre narrativas e apropriações do passado, associando a História Antiga com as teorias contemporâneas. O objetivo da monitoria é, então, auxiliar no processo de entendimento do espaço e tempo, no recorte do Mediterrâneo e da cultura greco-romana. Neste sentido, a monitoria procura estabelecer um acompanhamento sistemático aos alunos, com vistas a consolidar o processo ensino/aprendizagem. Para inserir os alunos no mundo da pesquisa histórica e provocar na monitora os primeiros contatos de sua prática pedagógica, foram realizadas reuniões online via Google Meet para preparar o seminário da turma com o intuito de auxiliar na escolha da bibliografia, recorte temático e tratamento adequado às fontes. Somado a isso, produziu-se um cronograma para auxiliar na divisão dos seminários. Desse modo, a monitoria desenvolveu uma ferramenta metodológica para reunião de dúvidas e que fosse relativamente acessível a todos os matriculados da disciplina, resultando na criação de um grupo da disciplina no WhatsApp com a presença da monitora, mecanismo que facilitou o contato com a turma. Somado a isso, foi criado um drive especificamente para difusão de textos e sugestões de bibliografia para assessorar e organizar em um só local os principais assuntos relativos à disciplina, despertando-lhes a necessidade de organização referente ao ensino de História, e, proporcionando à monitora uma ocasião para colocar em prática sua competência no campo das atividades didático-pedagógicas, ao passo que em que a mesma está trabalhando seus conhecimentos teóricos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência