MONITORIA AUDIOVISUAL APLICADA A SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rister Saulo Machado Rocha
  • Georgia da Cruz Pereira

Resumo

O projeto de Monitoria Audiovisual aplicada a Sistemas e Mídias Digitais, auxilia os docentes e discentes nas áreas vinculadas à trilha de audiovisual do curso de Sistemas e Mídias Digitais a terem um melhor suporte à implementação e acompanhamento de atividades. São nossos objetivos junto ao docente, auxiliar o discente, por meio de oficinas, aulas tira-dúvidas, estimular a despertar novas ideias, novas atividades, submissão de trabalhos e enriquecer o conteúdo audiovisual regional. No período de suspensão das aulas no início do ano, foram feitas tomadas medidas para não deixar o corpo discente ocioso, por meio de vídeos no canal Projetos SMD, da plataforma do Youtube, mostrando conteúdos pertinentes à área de audiovisual, como qualidade de imagem, práticas da fotografia, dentre outros. Em 2020.1 e ainda em andamento em 2020.2, por conta da Pandemia da Covid-19, foram feitas as atividades de acompanhamento das cadeiras de Fotografia Digital, Produção audiovisual para crianças e Adolescentes e Linguagem Audiovisual, por meio unicamente online, utilizando desde plataformas da universidade, como Solar, Sigaa e Meet, até por meios externos, sendo feito grupos em plataformas de conversação como Whatsapp e Telegram, sempre procurando metodologias aplicáveis e inclusivas a todos os alunos. Junto a isso, foi feita uma viagem ao Crato para produções audiovisuais vinculadas a um projeto financiado pela FUNCAP sobre fósseis da Chapada do Araripe. Em viagem, ainda foram feitos produzidos conteúdos explicativos para os alunos das cadeiras de Fotografia Digital e Linguagem Audiovisual, sobre os bastidores dessas produções, dentre outros assuntos mais densos da área. Os resultados foram mais de 100 alunos atendidos diretamente, pela participação direta do aluno monitor nas cadeiras de maior carência, contribuindo para que eles produzissem ensaios fotográficos, vídeos, animações e podcasts.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência