MONITORIA DE APOIO PERSONALIZADO REMOTO NA DISCIPLINA DE MATÉRIAS PRIMAS DE ORIGEM VEGETAL

Autores

  • Francisco Augusto Oliveira Santos
  • Francisco Willame de Sousa Alberto Junior
  • Lucicleia Barros de Vasconcelos Torres

Resumo

A pandemia do novo coronavírus impôs medidas de distanciamento social, remodelando a maneira de ensinar e aprender. Nesse sentido, durante o semestre 2020.1 (remoto) adotou-se uma abordagem pedagógica-intervencionista com a turma de Matérias Primas de Origem Vegetal, ministrada ao curso de Engenharia de Alimentos, pautada na realização de atividades interativas e avaliação das mesmas. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 87,80% dos integrantes da turma (36 pessoas). Os resultados indicaram que 75% avaliaram a disciplina como grau de dificuldade moderado, 22,2% como fácil e 2,8% como difícil. 97,2% julgaram adequadas as atividades remotas realizadas ao longo do semestre. 41,7% dos participantes apontaram ter dificuldades na realização das atividades remotas. 52,8% avaliaram as aulas remotas como ferramentas de alta contribuição para aquisição de conhecimentos no âmbito da disciplina de Matérias Primas de Origem Vegetal, 47,2% avaliaram que as aulas tiveram contribuição regular em sua formação. Os mecanismos de avaliação (proposição de listas de exercícios, mapas mentais e elaboração e apresentação de folhetos/ebook sobre vegetais diversos) foram avaliados como adequados por 94,4%. 97,2% dos estudantes mostraram-se satisfeitos com a disciplina. 91,7% apontaram que conseguem visualizar aplicações práticas para os conteúdos abordados durante a disciplina ministrada remotamente no semestre 2020.1. 88,9% dos estudantes procuraram o auxílio do monitor durante a disciplina. Para 94,4% dos participantes, a monitoria online ajudou a elucidar dúvidas durante o semestre remoto. 97,2% demonstram-se satisfeitos com a atuação do monitor no suporte às dúvidas no decorrer da disciplina. Para a atuação do monitor foram atribuídas as seguintes notas: 7 (por 8,3% dos participante), 8 (por 5,6%), 9 (por 16,7%) e 10 (por 69,4%). Desta maneira, a monitoria personalizada no ensino remoto é uma ferramenta pedagógica fértil de possibilidades para a aprendizagem discente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência