MONITORIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE CUIDAR DE SAÚDE MENTAL EM MEIO À PANDEMIA
Resumo
Introdução: Ser monitor é facilitar a comunicação com os professores, bem como descomplicar o conteúdo, de maneira leve. Em 2020, as circunstâncias em que esteve o processo de ensino e aprendizagem transformaram as ações de monitoria, principalmente, no curso de Enfermagem, onde muitos discentes integraram as equipes de enfrentamento à COVID-10. Assim, foi necessário adaptar-se ao meio virtual e à realidade dos discentes. Objetivo: O presente estudo objetiva relatar a vivência como acadêmica de Enfermagem e monitora da disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar de Saúde Mental. Metodologia: O cronograma previsto para 2020.1 objetivava interações presenciais com metodologias ativas, simulações realísticas e discussões em torno do conteúdo abordado pelos professores semanalmente. No entanto, algumas atividades ficaram impossibilitadas de acontecer, como as simulações realísticas. Assim, após o retorno às aulas, foram desenvolvidas questões e discussão dos conteúdos. Resultados: A maior dificuldade foi a participação, enfim, muitos estavam atuando como técnicos de enfermagem durante a pandemia e ficavam impossibilitados de participar, uma parcela acabou entrando em sofrimento mental, outra realmente se sentiu desestimulada em se envolver em atividades virtuais e haviam aqueles realmente não tinham acesso à internet de forma satisfatória. Dessa forma, a turma propôs que fossem elaboradas questões para resolver com as monitoras sobre os conteúdos que tinham mais dificuldade, decidiu-se um horário e todos participaram. Conclusão: Embora a pandemia tenha trazido a incerteza sobre a efetivação do cronograma não somente da monitoria, mas da universidade, logrou-se realizá-los da melhor maneira possível. Sobretudo, compreendeu-se que é indispensável o trabalho em equipe de professores, monitores e alunos, para que os recursos sejam utilizados satisfatoriamente por meio presencial e virtual.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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