MONITORIA DE ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL E VÔLEI DE PRAIA EM CONTEXTO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Luana Saraiva de Araujo Freire
  • Raiany Kelly Abreu de Oliveira
  • Alexandre Igor Araripe Medeiros

Resumo

A monitoria da disciplina de Esportes Coletivos: voleibol e vôlei de praia no ano de 2020 foi iniciada da maneira convencional (aulas presenciais), contando com três encontros. A partir do mês de março, as aulas e atividades da disciplina (estudos dirigidos, aulas práticas e avaliações) passaram a ser remotas. Uma das demandas obrigatórias do Programa de Iniciação à Docência é ter uma aula ministrada pelos(as) bolsistas, com o propósito de lhes proporcionar a experiência docente. Esta aula foi realizada em contexto pandêmico, de maneira remota, trazendo assim, novos desafios. A temática abordada no encontro síncrono foi o Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo (MAPJ), assunto obrigatório da disciplina e metodologia de ensino-aprendizagem, utilizada pelo professor Dr. Alexandre Igor Araripe Medeiros. As monitoras tiveram que elaborar uma apresentação de até duas horas em formato Power Point, tendo como referência o artigo sobre o MAPJ, usado pelo professor na disciplina, para a elaboração da aula. Com isso, puderam experienciar dificuldades e anseios reais de como é ministrar uma aula, contribuindo para a formação de ambas, onde elas tiveram que lidar com estudantes que encontravam-se mais sensíveis ao contexto pandêmico, visto que estavam sendo afetados em outros aspectos para além do meio universitário. Apesar da realidade não convencional, os(as) estudantes aderiram positivamente a aula, mostrando grande assiduidade e participação ativa da turma com perguntas e comentários a respeito da temática.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência