MONITORIA DE FUNDAMENTOS DE CÁLCULO PARA ENGENHARIA EM MOMENTOS DE PANDEMIA, SOLUÇÕES E METODOLOGIAS DE ENSINO

Autores

  • Samuel GonÇalves da Cruz
  • Aurea Silva de Holanda

Resumo

A atividade de monitoria é uma forma de assistência que tem como propósito ajudar os discentes por meio de experiências proveitosas para sua formação profissional. Para esse estudo, um relato de experiência, objetiva-se expor o que foi abordado no Programa de Iniciação à Docência (PID) para a disciplina Fundamentos de Cálculo para Engenharia. Em virtude da pandemia da Covid-19, a didática e o método de ensino foram reformulados. Dessa forma, tive que me reinventar com algumas estratégias que atendessem ao modo de ensino à distância, o qual foi adotado pela disciplina do PID de Fundamentos de Cálculo para Engenharia. A metodologia aplicada no início incluía o desenvolvimento de listas com questões direcionadas e horários preestabelecidos para auxílio presencial aos discentes, que foram impossibilitados devido à pandemia. No retorno às aulas remotas foram definidas as seguintes atividades: a criação de um site em que seriam tiradas as dúvidas dos alunos e exibidas as listas, a criação de grupos com alunos e professores em redes sociais, aulas de revisão nas semanas de provas e a resolução de dúvidas junto aos discentes. O site da monitoria apresentou média diária de 10 visualizações e solução de 2 dúvidas, uma quantidade abaixo dos valores esperados. Isto ocorreu porque os alunos sanaram suas dúvidas preferencialmente via rede social. Assim, percebeu-se que, mesmo em momentos de pandemia, existiu a oportunidade de compartilhar o conhecimento com os demais discentes, através de muito esforço e empenho, junto aos professores da disciplina. Entretanto, ainda há muito o que melhorar em relação ao site e demais aspectos para que a monitoria esteja de acordo com a realidade do ensino a distância.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência