MONITORIA DE PRODUÇÃO EM CONTEXTO DE PANDEMIA

Autores

  • Luana Lopes de Amorim
  • Samantha Claret Capdeville

Resumo

O presente trabalho apresenta o processo de docência realizado através da monitoria de Oficina de Produção do curso de Cinema Audiovisual, do Instituto de Cultura e Artes. A monitoria foi inicialmente pensada para auxiliar a professora Samantha Capdeville durante as aulas e os alunos ingressantes em todas as fases de realização do seu curta metragem para a disciplina. Por conta da pandemia, não foi possível que os alunos produzissem um curta-metragem. A monitoria de Produção contribuiu para que os alunos sanassem suas dúvidas sobre as etapas de feitura de um filme, quais as funções dos setores (Fotografia, Som, Montagem) que atuam no processo de pré-produção e pós-produção, se informassem sobre os festivais que estão acontecendo de forma ‘online’, as obras audiovisuais feitas durante a pandemia por realizadores nacionais, quais os editais de fomento que estão circulando e a participação em webnários com artistas que já trabalham na área. Durante a monitoria, apesar do contexto pandêmico e de todas as dificuldades do processo, foi notável o engajamento dos alunos durante as aulas online, seja pela presença frequente ou por comentários, perguntas e sugestões de filmes trocados durante a aula. A monitoria de Produção também contribuiu para que a 10.ª Mostra Percursos acontecesse de forma ‘online’ e que os alunos, mesmos os ingressantes, pudessem exibir seus trabalhos de forma não obrigatória. A monitoria contribuiu de forma significativa para a minha formação acadêmica, após quatro anos de curso, pude relembrar as dificuldades e motivações de um aluno ingressante. Também me ajudou a entender como é o processo de organizar uma Mostra e tudo o que isso envolve: autorizações, datas, plataforma em que as obras irão ficar disponíveis e noções de curadoria.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência