MONITORIA DURANTE O ISOLAMENTO: EXPERIÊNCIA DAS DISCIPLINAS DE ESTRUTURA DE DADOS E INTRODUÇÃO A SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO, UM ESTUDO COMPARATIVO.

Autores

  • Jose Henrique Paula Campos Dias
  • Alysson Diniz dos Santos

Resumo

Este trabalho relata a vivência da monitoria das disciplinas de Estrutura de Dados (ofertada aos alunos do 4º semestre) e Introdução a Sistemas e Mídias Digitais (obrigatória para os ingressantes), desenvolvidas nos semestres de 2020.1 e 2020.2, sob orientação do Prof. Dr. Alysson Diniz, ofertadas aos alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. As disciplinas se desenvolveram no contexto de isolamento social decretado no estado do Ceará a partir do mês de março de 2020 e subsequentemente sob o Plano Pedagógico de Emergência (PPE) desenvolvido pela UFC, ambos de caráter emergencial, deliberando a execução do semestre 2020.1 de forma remota. Diante disso, a experiência de monitoria foi consideravelmente afetada dado o diferencial do contato com as práticas docentes e do acompanhamento síncrono das aulas desenvolvidas no contexto presencial. A reformulação elaborada sob as práticas da disciplina foi pautada nas pesquisas sócio-econômicas desenvolvidas pelo Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual) e pelo professor orientador diretamente com os alunos matriculados. Ao longo dos dois semestres, foram implementadas uma série de ações que visavam nivelar a experiência de aprendizado, tais como, preferência por encontros assíncronos e presença computada por meio de atividades e tarefas que pudessem ser realizadas por diversos equipamentos, sem exigência de banda larga. De forma mais específica, a monitoria consistiu na: (i) organização de entrega das tarefas propostas, (ii) acompanhamento para esclarecimento de quaisquer dúvidas e assistência nos encontros síncronos, e (iii) auxílio ao desenvolvimento das atividades. Desta forma, a monitoria teve o objetivo de aproximar os discentes da experiência de aprendizado pré isolamento, realizando assim as devidas adaptações e aprimoramentos, além de realizar comparativo do aprendizado durante o período de execução das duas disciplinas para avaliar o aproveitamento e participação dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência