MONITORIA E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Jessilane de Oliveira Pereira
  • Francisco Vandecir da Silva
  • Mayle Andrade Moreira
  • Vilena Barros de Figueiredo

Resumo

Introdução: O programa de monitoria é uma grande oportunidade no ambiente acadêmico para desenvolvimento de habilidades de ensino e aprendizagem, proporcionando grandes desafios, crescimento pessoal e profissional. No ano de 2020 o desafio de ser monitor foi ainda maior, haja vista o contexto da pandemia por covid-19 implicar na necessidade de educação à distância, fazendo com que os monitores elaborassem novas estratégias de aprendizagem e de acesso ao conteúdo do módulo. Objetivo: Relatar a experiência dos monitores sobre o uso de ferramentas de ensino e aprendizagem realizadas pela monitoria do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Patologias Reumáticas no contexto da pandemia por covid-19. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo sobre a utilização de ferramentas que pudessem facilitar a fixação dos conteúdos dados em aula remota. Nesse contexto, foram elaborados estudos dirigidos, mapas mentais e flashcards. Esse material foi compactado numa página do Instagram criada para a monitoria. Resultados: Em uma perspectiva qualitativa os alunos da monitoria relataram que os conteúdos produzidos ajudaram na fixação conteúdo teórico e na elucidação de dúvidas sobre os conteúdos abordados no módulo e o instagram ajudou no acesso ao material de estudo. Conclusão: Mesmo em um contexto desafiador como o ensino remoto, a monitoria conseguiu realizar suas atividades de forma efetiva, auxiliando os alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos propostos pelo módulo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência