MONITORIA EM CÁLCULO VETORIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Wesley Carlos Ferreira Souza
  • Natalia Maria Cordeiro Barroso

Resumo

O presente trabalho trata-se do desenvolvimento do projeto Monitoria em Cálculo Vetorial em tempos de pandemia – PID2020, exercido no semestre 2020.1 em grande parte de maneira virtual, que teve como principal objetivo ajudar os alunos que estavam cursando a disciplina "TL0008 - Cálculo Vetorial para engenharia" ofertada pela professora Natalia Barroso do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica(DIATEC), em um momento tão difícil e desafiador. Com o surgimento da pandemia de Covid-19 no início do ano de 2020, a aplicação de projetos de monitoria teve que ser mudada e a utilização de métodos virtuais se tornou a grande forma de interagir com os alunos. Por ser uma disciplina importante para a engenharia, a permanência da monitoria nesse cenário se tornou fundamental. A principal forma de interação com os alunos foi o Whatsapp, uma rede social normalmente utilizada para lazer e distração, que além de ter uma rápida interação, esse aplicativo está presente na vida de muitos estudantes e aproveitá-la como ferramenta pedagógica facilitou com o esclarecimento de dúvidas e explicação de conceitos que não ficaram claros na aula. Foi criado um grupo no Whatsapp, onde os alunos poderiam mandar suas dúvidas das listas propostas pela professora e para quem quisesse uma ajuda mais específica, deixei livre para mandarem para mim em qualquer horário que quisessem, permitindo que eles sanassem suas dúvidas de forma rápida e eficaz. Como no início a monitoria foi aplicada de forma presencial, comparando com o formato virtual, foi perceptível que a participação dos alunos aumentou significativamente pela comodidade de poder enviar fotos e mandar áudios com dúvidas a qualquer momento. A monitoria, portanto, ainda que de forma virtual, se mostra construtiva para o processo de aprendizagem e o uso de métodos virtuais, durante o isolamento social imposto pela pandemia, se mostrou como ferramenta fundamental para compreensão e fixação dos conteúdos ministrado pelos professores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência