MONITORIA EM MATEMÁTICA APLICADA À MULTIMÍDIA

Autores

  • Antonio Lucas Mateus Teofilo Correia
  • Mara Franklin Bonates

Resumo

O Projeto Monitoria em Matemática Aplicada à Multimídia (PID2020) tem como objetivo auxiliar os alunos que cursam a disciplina, visando diminuir o índice de trancamento e reprovação na mesma. A disciplina é uma das mais importantes do curso de Sistemas e Mídias Digitais, pois coloca em prática os assuntos que servem como base para o curso. Por conta da pandemia mundial e a paralisação temporária do semestre, grande parte das atividades da primeira metade do ano se resumiram ao estudo de materiais que poderiam ser usados de forma complementar pelos alunos, sendo esses em formatos de livros e vídeos. Com a volta do semestre no formato remoto, as atividades realizadas durante o projeto também tiveram que se adaptar. Dentre essas atividades, a principal foi a criação de um grupo através do aplicativo Telegram, onde os alunos teriam um meio mais fácil acesso aos bolsistas. O fato de todas as mensagens ficarem salvas no grupo também ajudou alguns alunos que não se sentiam confortáveis para expor suas dúvidas. Com a proximidade do final do semestre 2020.1, grande parte das atividades se voltou para o auxílio com o projeto final da disciplina. Esse foi o maior desafio a ser superado, já que cada trabalho era único, e por isso precisavam de atenção individual. Normalmente esse seria um trabalho feito de maneira presencial, já que o monitor precisa entender por completo a codificação feita pelo aluno. Para contornar esse problema, foi aconselhado aos alunos que desde o início colocassem comentários no código, coisa que muitos faziam apenas após o trabalho já estar concluído. Uma outra solução utilizada com alguns alunos que se sentiam mais à vontade foi o Discord, um software que permite realizar vídeo chamadas e compartilhamento de tela, sendo assim possível ter uma experiência similar a um acompanhamento presencial. Por fim, o projeto foi de grande ajuda tanto para os alunos, quanto para os monitores, já que serviu como uma boa experiência na área de metodologia de ensino.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência