MONITORIA EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL: ENSINO REMOTO DA HISTOLOGIA DAS GLÂNDULAS ANEXAS DO SISTEMA DIGESTÓRIO

Autores

  • Eduarda Sousa Machado
  • Camila Silveira Marques
  • Wendy Gomes Carneiro
  • Thabta Aparecida Marques da Silva
  • Sabrina Vinci Marques Pontes
  • Virginia Claudia Carneiro Girao

Resumo

INTRODUÇÃO: Com a pandemia de COVID-19 e as medidas de isolamento social, foi necessário o uso de meios remotos para manter os processos de ensino-aprendizagem-avaliação. Tal realidade atingiu os Programas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Ceará (UFC), levando a dúvidas sobre quais ferramentas seriam mais efetivas para o ensino da Histologia, o que motivou este estudo. OBJETIVO: Avaliar o uso de diferentes ferramentas virtuais para o ensino remoto da histologia das glândulas anexas do Sistema Digestório em período de isolamento social. METODOLOGIA: Uso do aplicativo Google Classroom para disponibilizar, aos alunos do segundo semestre do curso de Medicina da UFC, materiais para o estudo da histologia das glândulas anexas do Sistema Digestório. Dentre eles: roteiro de estudos, que guiou a ordem de acesso ao conteúdo; videoaulas, uma delas associada a um caso clínico sobre Cirrose Hepática; pré e pós testes, feitos por meio do Google Forms; além de flashcards sobre o tema. Depois, foi enviado um formulário para avaliação das atividades propostas. RESULTADOS: Trinta alunos responderam à avaliação, notando-se que 90% deles concordaram que o roteiro de estudos foi proveitoso como organizador do estudo; 86,7% concordaram que o pré teste foi importante para o direcionamento da atenção durante a aula; 96,7% concordaram que o pós teste foi importante na avaliação do aprendizado; 93,3% avaliaram que o uso do caso clínico facilitou o entendimento da histologia e; 40% classificaram como proveitoso o uso de flashcards como meio de estudo no contexto da atividade, embora apenas 50% os tenha utilizado. CONCLUSÃO: As ferramentas avaliadas foram eficientes no ensino da Histologia, sugerindo que a metodologia utilizada deve ser aplicada em outros momentos. Ressalta-se que a opinião sobre o uso de flashcards foi diversa, indicando uma forte influência da individualidade dos alunos na eficiência do recurso como opção de estudo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência