MONITORIA EM TEMPO DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DA DISCIPLINA “ECOLOGIA APLICADA ÀS CIÊNCIAS AMBIENTAIS”

Autores

  • BÁrbara Oliveira de Queiroz
  • Letícia Monteiro da Fonseca
  • Danielle Sequeira Garcez

Resumo

Ingressantes em Ciências Ambientais têm como obrigatória a disciplina “Ecologia aplicada às Ciências Ambientais”, composta por aulas teóricas/práticas. Métodos de ensino das aulas presenciais incluem a utilização de áudio-visuais, roteiros de estudos, debates, aulas invertidas, dinâmicas, práticas externas e visita ao Centro de Estudos Ambientais Costeiros, unidade da Universidade Federal do Ceará (UFC), com realização de prática no local. A pandemia de COVID-19 em 2020 tornou a disciplina via “Educação a Distância” e alguns métodos foram adaptados para não comprometer conteúdo e aprendizado. As monitoras atuaram criativamente para manter os alunos comprometidos e estimulados, criando questionários interativos, indicando filmes, séries, músicas, lives e podcasts que abordavam os conteúdos ministrados, com o intuito de fomentar a análise crítica. Anterior ao reinício das aulas à distância foi criado um jogo dos “7 erros invertido” via plataforma Google Forms, no qual a partir de sete imagens de ecossistemas estudados anteriormente, os alunos deveriam citar o impacto ambiental que vêm sofrendo. Com início das aulas online via plataforma SOLAR (Ambiente Virtual de Aprendizagem), ao conteúdo seguia uma atividade prática para realização em casa: observações da janela sobre as espécies avistadas, avaliação da biodiversidade local e de possíveis interações ecológicas; dinâmicas populacionais com uso de objetos em casa; construção de teias tróficas a partir de componentes biológicos indicados; reflexão sobre as interferências pessoais e coletivas sobre os ciclos biogeoquímicos e efeitos sobre a natureza; identificação dos serviços ecossistêmicos. Conclui-se que a disciplina, quando bem formulada, apresenta bons resultados de aprendizagem, motivando o aluno na busca de conhecimento, preparando-o para o próximo semestre letivo, sem déficits. Ademais, considera-se alto o índice de finalização, já que cerca de 80% dos alunos inscritos inicialmente concluíram a disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência