MONITORIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: AULAS VIRTUAIS

Autores

  • Ana Luiza Viana Pequeno
  • Valeska Magalhães Ribeiro
  • Fernando Antônio Guimarães Junior
  • Arnaldo Aires Peixoto Junior
  • Ronald Feitosa Pinheiro

Resumo

Durante a pandemia de 2020, as aulas presenciais foram impossibilitadas e tornou-se necessário criar alternativas para o ensino. Nesse contexto, na disciplina de Terapia-Intensiva para acadêmicos de Medicina, foram gravadas video-aulas de revisão dos principais temas dadas pelos monitores e disponibilizadas aos alunos, para assistirem a qualquer momento e quantas vezes achassem pertinente, além da possibilidade de aumentarem a velocidade para otimizar o tempo. As aulas foram criadas e gravadas usando power-point, e enviadas via drive para serem vistas online ou fazerem download para assistir off-line. Houve grande adesão, com 107 visualizações em uma turma de 80 alunos. Posteriormente, foi realizada uma enquete via google-docs com os discentes para avaliar a opinião sobre a metodologia, comparando com as aulas presenciais. Cerca de 66% preferiram o método de aulas gravadas, apontando como principais vantagens a redução de tempo de deslocamento à faculdade e a melhor conciliação com o cronograma de estudos de cada um. Os demais 34% apontaram como desvantagens a falta de momentos para dúvidas e a dificuldade de concentração em seus domicílios. A fim de buscar melhorias, fizemos em seguida um momento online com os alunos para sanar dúvidas. Dessa forma, conclui-se que as inovações no ensino obtidas este ano na UFC foram relevantes e a tendência é que persistam nos próximos semestres, sendo cada vez mais aprimoradas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência