MONITORIA NA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS: EXPERIENCIA PRÉ PANDEMIA E PRINCIPAIS DESAFIOS DURANTE A QUARENTENA

Autores

  • Lucas Braga Rodrigues
  • Ana Erbênia Pereira Mendes
  • Ana Erbenia Pereira Mendes

Resumo

O presente resumo busca abordar as expectativas para a monitoria pré-pandemia e os desafios e saídas encontradas no período de quarentena relacionado a pandemia por COVID-19, com enfoque na experiência vivida durante a disciplina obrigatória de planejamento de cardápios, ofertada anualmente em todo primeiro semestre letivo do ano para as turmas de terceiro semestre do curso de gastronomia. No mês de março ainda foi possível aplicar a aula de apresentação da disciplina e conteúdos iniciais. Notou-se que os alunos tinham bastante expectativa e interesse quanto à temática de planejamento de cardápios e viam a disciplina como imprescindível para a formação na área. A monitoria foi colocada desde o início à disposição de todos sempre que precisassem ou tivessem alguma dúvida ou feedback quanto às aulas. No entanto, logo em seguida veio a situação de pandemia relacionada ao vírus COVID-19, resultando com que todos os planejamentos e metodologias de ensino pensadas fossem, em sua maioria, reformuladas, surgindo a necessidade de novos métodos de ensino que se adaptassem da melhor forma à nova realidade instalada de forma tão repentina. Inicialmente foi necessária uma adaptação quanto as tecnologias antes não muito utilizadas. Plataformas online do google como meet e classroom passaram então a serem elementos chave em meio ao ensino, enquanto uma das principais preocupações era se o conteúdo seria assimilado da mesma forma das aulas presenciais, o que provavelmente não foi possível visto que a situação de pandemia pesava para todos e de diversas formas. A monitoria ainda continuou se colocando à disposição dos alunos, mesmo que não mais presencialmente. Observa-se que houveram significativos esforços, na medida do possível e tendo em vista a difícil situação que todos se encontravam, vindos tanto da professora e monitor da disciplina quanto dos alunos para que a disciplina cumprisse ao máximo com o objetivo de fixar o conteúdo ministrado de forma mais efetiva possível.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência