MONITORIA NA PANDEMIA: RELATOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO ENSINO REMOTO DE 2020.1
Resumo
Introdução: Práticas de ensino remoto emergencial fizeram parte das formas como a Universidade se adaptou à crise, demandas sociais e sanitárias decorrentes da pandemia de COVID-19. Dessa forma, os docentes foram estimulados a desenvolver práticas educacionais em plataformas digitais como estratégia para dar continuidade às atividades acadêmicas em meio ao período pandêmico. Ademais, o Programa de Iniciação à Docência organiza-se para fortalecer sua função no apoio aos processos de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a monitoria passa a enfrentar também outros desafios no que concerne à manter os seus serviços visando contribuir para garantir a qualidade das práticas ensejadas, dessa forma, encontra-se a necessidade de discutir e compartilhar as experiências trazidas por esse período de ensino remoto no semestre 2020.1. Objetivo: Discorrer sobre as experiências e consequências do ensino remoto para a monitoria em Fundamentos Socioculturais e Psicológicos da Atividade Física e Esportes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência à partir das compreensões de caráter pessoal do autor, como monitor, à partir de vivências durante o ensino remoto que se deu nos Semestre 2020.1. Resultados: As disciplinas do projeto adotaram a forma de videoaulas no Youtube para suprir a demanda das aulas, e estudos dirigidos para avaliar os alunos, que tiveram prazos para entrega estendidos em cuidado às dificuldades apontadas pelos alunos sobre esse período. Conclusão: Destarte, a continuidade das disciplinas pelo ensino remoto possibilitou uma adaptação do papel da monitoria, fazendo com que ocorresse uma mudança no tratar das propostas avaliativas das disciplinas ofertadas, sendo resultado do trabalho conjunto entre monitor e docente durante esse processo. Além disso, podemos destacar exercício da empatia para com os alunos que passaram por adversidades durante a pandemia, adaptando o encaminhar dos processos avaliativos para suprir as demandas discentes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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