MONITORIA ONLINE: ANÁLISE DO DESEMPENHO DISCENTE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE AULAS REMOTAS
Resumo
Com a suspensão das aulas presenciais na pandemia, foi necessário utilizar ferramentas digitais para retomar e concluir o semestre 2020.1. Desde o início houve preocupação de que os alunos pudessem acompanhar a disciplina, apresentando bom desempenho e garantindo o aprendizado. Neste estudo foi avaliado o desempenho discente na disciplina Manejo e Conservação do Solo e da Água em 2020.1, comparativamente a 2019.2. No ensino remoto foram utilizadas as ferramentas SIGAA, Google classroom, Google meet e Whatsapp. Slides de aula e atividades foram inseridas no SIGAA e no Classroom. Aulas teóricas foram ministradas por Google Meet no horário da disciplina para acompanhamento pelos alunos de forma síncrona, com disponibilização de aula gravada no Classroom para acesso assíncrono. Plantões tira-dúvidas foram feitos pelas monitoras utilizando o Google meet, enquanto o Whatsapp foi usado para criar grupo visando rápida comunicação e atendimento dos alunos sem disponibilidade para participar dos plantões tira-dúvidas. O desempenho da turma 2020.1 foi comparado ao de 2019.2 quanto a: médias de provinhas, de trabalhos práticos e de avaliações parciais; percentual de alunos aprovados por média e que foram para avaliação final; porcentagem de trancamentos/desistências e de reprovação por nota. As médias de provinhas, trabalhos práticos e avaliações parciais foram 5,5; 6,2 e 5,8 em 2019.2 e 6,9; 7,1 e 7,9 em 2020.1. Aprovações por média em 2020.1 foram 36% superiores a 2019.2, com redução dos alunos que foram para avaliação final. A porcentagem de trancamento/desistência foi 1% menor em 2020.1, contrariando a ideia de que haveria maior desistência no formato remoto. As reprovações foram 6% menores em 2020.1 O melhor desempenho discente em 2020.1 pode ser explicado pelos prazos maiores dados aos alunos para realizar as atividades da disciplina, havendo contribuição expressiva da monitoria por meio do plantão tira-dúvidas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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