MONITORIA ONLINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE COVID-19
Resumo
No contexto de pandemia pela COVID-19 foi necessária a adaptação das atividades acadêmicas à modalidade online, sobretudo a monitoria de disciplinas teórico–práticas, o que trouxe desafios para discentes e docentes. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da monitoria online na disciplina de Práticas Integrativas em Psicologia I da Universidade Federal do Ceará (UFC). Utilizou-se como metodologia o relato da experiência de monitoria que tem por finalidade executar plano de trabalho das atividades didáticas específicas, no período de fevereiro à outubro de 2020, correspondente a um semestre letivo. Obteve-se como resultados, a adaptação das atividades de monitoria, de uma disciplina prática, para o contexto remoto com atividades síncronas e assíncronas, em que o monitor auxiliou tanto os discentes, quanto os docentes no manuseio de ferramentas online, o que o tornou um mediador e facilitador entre as partes. Verificou-se também uma demanda de dúvidas por parte dos discentes quanto ao desenvolvimento da disciplina, em que a comunicação foi fundamental para a compreensão do cronograma e do plano de ensino. Outro ponto de destaque foi a orientação e supervisão da professora orientadora que aconteceu de forma contínua e adequada. Algumas limitações foram o pouco acesso às tecnologias, como também a solicitação de apoio fora do horário formal da monitoria, pelos alunos. Conclui-se que tal experiência foi de suma importância para a monitora, frente aos desafios do isolamento social gerado pela pandemia, trazendo novas práticas para a monitoria acadêmica.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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