MONITORIA REMOTA DA DISCIPLINA DE FARMÁCIA HOSPITALAR: AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO À DISTÂNCIA

Autores

  • Brenda Albuquerque de Lucia
  • Angela Maria de Souza Ponciano

Resumo

Introdução: A monitoria acadêmica é uma das ferramentas pedagógicas de apoio que, juntamente ao professor, contribui para o conhecimento dos alunos. Durante o contexto de pandemia, devido à Covid-19, as aulas foram realizadas de maneira remota. Assim como docentes e discentes tiveram que assimilar essa atual forma de aprendizado, os monitores também experimentaram um novo cenário e tiveram que se moldar as novas condições de ensino. Diante disso, viu-se a necessidade de compreender o aproveitamento dos alunos da disciplina de Farmácia Hospitalar, do primeiro semestre de 2020, e entender como aperfeiçoar o processo de aprendizagem para os próximos períodos, tendo em vista, que permaneceremos de forma remota no segundo período de 2020. Materiais e métodos: Foi aplicado um questionário com 31 alunos matriculados na disciplina através do Formulários Google, contendo perguntas que avaliaram o aprendizado agregado às monitorias ministradas durante o semestre. Além das perguntas fechadas, havia um espaço para que estes sugerissem mudanças para melhoria das aulas durante o semestre seguinte. Resultados: 30 alunos (96,8%) responderam positivamente para a assistência prestada pela monitoria. Durante as aulas síncronas e assíncronas, a monitoria foi avaliada em 5 por 96,8% dos alunos e 4 por 3,2%, em uma escala de 1 a 5. Contudo, a relevância das aulas de monitoria foi de 87,1% avaliada em 5, 9,7% em 4 e 3,2% em 3. Sobre as aulas, 10 alunos pensam ser mais favorável uma monitoria presencial, contrastando com 21 alunos, os quais responderam bom aproveitamento durante o distanciamento. Conclusão: A monitoria remota foi bem avaliada pelos alunos e foi proveitosa para a maioria deles. Porém, será necessário mais tempo dirigido a resolução de exercícios e revisões do conteúdo. Esse trabalho será importante para aprimoramento da monitoria e melhor experiência dos alunos durante as aulas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência